as muitas facetas da alfabetização
Mostrar á eles que uma pessoa que sabe ler e escrever enxergar o mundo de uma outra maneira, pois pode ler tudo a sua volta.
Com o auxilio do professor o aluno começa a se interessar pelo assunto despertando no aluno a curiosidade pelo novo.
Dessa forma tanto o aluno quanto o professor buscam se aprofundar mais, um a aprender e o outro a mediar o aprendizado.
Para o professor é muito gratificante quando ao termino desse ciclo o aluno vai para um outro ciclo sabendo ler e escrever, é sinal de dever cumprido pois o professor alcançou seu objetivo.
O aluno alfabetizado deixa de ser um ouvinte para ser um leitor, histórias que muitas vezes foram lidas para essa criança passa a ser diferente, pois hoje ele não mais olha as gravura mais le e acha um novo significado para a leitura.
A criança que é estimulada tanto na escola quanto em casa a ler aprende mais fácil a ler e escrever por ter um contato mais próximo com os livro.
Cada novo livro é uma nova viagem feita pelo imaginário da criança.
A alfabetização não é apenas ler e escrever mais sim uma janela aberta para um mundo de curiosidades.
Na faze da alfabetização tudo que a criança não dava importância passa a ser de grande interesse .
Como um simples jornal com tantas letras, gibis com letras e gravuras tão interessantes isso faz com que a criança queira juntar essas letra e ler o que ali esta escrito.
E se falarmos em alfabetização de jovens e adultos. como é difícil não saber ler nem escrever o próprio nome, não saber ler uma bula de remédio e nem poder ajudar o filho a fazer a lição de casa ou se quer escrever uma carta para um ente querido.
Estar alfabetizado é chegar a lugares inimaginário