As mudanças no mercado profissional de trabalho
Título : As mudanças no mercado profissional de trabalho
Conteúdo :
AS mudanças no Mercado profissional de trabalho
Esse processo desafia profundamente todos os cidadãos e, em especial os assistentes sociais, repercutindo no mercado de trabalho especializado. A repercussão do Estado em suas responsabilidades e ações no campo social manifesta-se na compreensão das verbas orçamentárias e no deteriorismo da prestação de serviços sociais públicos. Vem implicando uma transferência, para a sociedade civil, de parcela das iniciativas para o atendimento das seqüelas da questão social o que gera significativas alterações no mercado de trabalho. Por um lado, constata-se uma tendência à filantropização social, em grandes corporações econômicas passam a se preocupar e a intervir na questão social dentro de uma perspectiva de “filantropia empresarial”.
Nos Estados Unidos existem cursos de pós-graduação em filantropia social e cursos de administração de empresas passam a dispor de disciplinas neste âmbito. Estão voltadas à gestão da pobreza à medida que as empresas estão assumindo uma parcela do seu atendimento, como vem sendo amplamente divulgado pela mídia . Nos programas e projetos mantidos por organizações empresariais privadas, a ênfase recai sobre a qualidade dos serviços prestados. Esses, entretanto, passam a ser seletivos, estabelecidos conforme escolhas e prioridades das corporações em suas ações “filantrópicas”, em detrimento da garantia da universalidade no acesso, tal como o previsto pela Constituição vigente no país.
Importa deixar claro que não se trata de um ressurgimento da velha filantropia, do sec. XIX. O que se presencia é “filantropia do grande capital”, resultante de um amplo processo de privatização dos serviços públicos. Não mais aquelas ações levadas a efeito por pessoas de “boa vontade”, mas uma outra “filantropia”, estabelecida sob novas bases, não mais românticas, mas integradas ao desenvolvimento das forças