As mudanças do ser humano ao longo do tempo
O que o homem pode fazer? O que é permitido esperar? Tais temas abrangem a teoria do conhecimento, o agir ético, religião e principalmente a Antropologia Filosófica. É possível perceber que há um crescimento e desenvolvimento na concepção do homem ao longo da história. Nesse pequeno esboço abrangeremos as principais épocas e suas conceituações sobre o ser humano.
Na concepção clássica do homem, sobre tudo na cultura clássica grega entre os séculos VIII e VII a.C. tem a imagem do homem tendo dois traços principais: o homem como um ser que fala e o homem como animal político. Essas duas fundamentais características estão em relação, pois o homem só é político devido à fala, característica que o diferencia de todos os outros animais.
Na linha teológica observa-se uma visível separação entre os deuses, imortais e felizes e o homem que é limitado e vive em busca da felicidade. Mas diante dessa situação há uma inconformidade por parte dos homens que busca ser como os deuses, fatoque pode ser observado no mito de Prometeu.
Em uma visão cosmológica o homem é o ser que se espanta diante da realidade do cosmo. E do espanto que surgem a Filosofia.
Com início da Filosofia todos os temas de investigação se direcionam para a natureza, período conhecido como Pré-socrático. A concepção Pré-socrática é que o homem é um ser superior a todos os animais. As principais diferenças são a postura vertical, o olhar elevado que permite a contemplação dos astros. É da contemplação que o homem busca seu lugar no cosmo.
Com o desenvolvimento da história o cosmo deixa de