AS MODIFICAÇÕES OCORRIDAS NA ESTRUTURA PATRIMONIAL E SEUS ASPECTOS POSITIVOS EM NOME DA TRANSPARÊNCIA: A LEI 11638
2056 palavras
9 páginas
AS MODIFICAÇÕES OCORRIDAS NA ESTRUTURA PATRIMONIAL E SEUS ASPECTOS POSITIVOS EM NOME DA TRANSPARÊNCIA: A LEI 11638 Lidianne Stelman Monsores Graduando no Curso de Ciências Contábeis da Universidade Presidente Antônio Carlos– UNIPAC Juiz de Fora – MG. stelmanjf@yahoo.com.br INTRODUÇÃO Com a internacionalização da economia e a perspectiva de um único mercado, tem evidenciado a necessidade de desenvolver um sistema de informação que harmonize as práticas contábeis e que seja compatível para seus diversos usuários e interesses. Foi nesse ambiente que os padrões internacionais de contabilidade foram fortalecidos, e a busca pela convergência das praticas contábeis brasileiras pelas praticas contábeis internacionais se fez necessária. A CONTABILIDADE FRENTE ÀS MUDANÇASA Contabilidade caminha junto com o mercado econômico, por isso está sempre em constante mudança, em decorrência da mundialização dos mercados. No entanto, sua principal finalidade ainda permanece, conforme Iudícibus1 (2000, p.20): “sua finalidade é prover os usuários dos demonstrativos financeiros com informações que os ajudarão a tomar decisões.”. No entanto, a Contabilidade já não é só considerada como mero instrumento decisório, mas como informações que possam ser vistas e entendidas internacionalmente.
Assim com a aprovação da Lei 11638/2007 é que de fato se consagrou a convergência, pois a mesma veio para alinhar as práticas contábeis do Brasil ao cenário internacional, de forma que a divulgação das demonstrações contábeis sejam padronizadas, em linguagem especificas e fácil, dentro de uma estrutura transparente direcionada aos interessados.
1 IUDÍCIBUS, Sérgio de. Teoria da Contabilidade. 6ª edição. São Paulo: Atlas, 2000.
ALGUMAS DAS PRINCIPAIS MODIFICAÇÕES As mudanças que a Lei 11638 introduziu no país seguem os padrões do IASB (International Accounting Standards Board), órgão internacional que emite normas e pronunciamentos internacionais de Contabilidade, que são as IFRS (International