AS MINORIAS TNICAS NO BRASIL
As minorias étnicas são grupos de pessoas que se distinguem por seus traços históricos, culturais e tradições diferentes da grande maioria da população da localidade em que vivem. Em culturas racistas, tais grupos podem ser perseguidos e até eliminados se não houver uma intervenção governamental.
Aqui no Brasil, o conceito de minoria étnica era definido como grupos distintos dentro da população do Estado que possuíam características étnicas que os diferenciavam do restante. Nessa situação, são compreendidos os índios, negros, quilombolas, comunidades de descendentes de imigrantes e também os ciganos.
8.1 Os índios
Entre os indígenas, não há classes sociais como na sociedade do homem branco. Todos têm os mesmos direitos e recebem o mesmo tratamento. A terra, por exemplo, pertence a todos, e quando um índio caça, costuma dividir o que conseguiu com os habitantes de sua tribo. Apenas os instrumentos de trabalho (machado, arcos, flechas, arpões...) são de propriedade individual. O trabalho na tribo é realizado por todos, sendo este dividido de acordo com o sexo e a idade. Assim, as mulheres são responsáveis pela comida; as crianças, pela colheita e plantio; já os homens da tribo ficam encarregados do trabalho mais pesado: caça, pesca, guerra e derrubada das árvores.
Duas figuras importantes na organização das tribos são o pajé e o cacique. O pajé é o sacerdote da tribo, pois conhece todos os rituais e recebe as mensagens dos deuses. É também o curandeiro, pois conhece todos os chás e ervas para curar doenças e, através do ritual da pajelança, evoca os deuses da floresta e dos ancestrais para ajudar na cura. O cacique faz o papel de chefe, pois organiza e orienta os índios.
A educação indígena é bem interessante. Os pequenos índios, conhecidos como curumins, aprendem de forma prática e vinculada à realidade da vida da tribo, observando o que os adultos fazem e treinando desde cedo. Quando atingem os 13 ou 14 anos, os jovens passam