As manifestacoes da cultura popular
Nesta síntese será abordado a cultura popular nos bairros populares das metrópoles capitalistas, e mostrar que são os moradores os verdadeiros agentes de transformação do espaço. A relação entre cultura e poder está na base da análise das manifestações inventariadas nos bairros pesquisados. Essas pesquisas realizadas com os moradores de cada bairro, teve como objetivo evidenciar a percepção e a imagem que o bairro transmite enquanto conceito, buscando a construção de uma representação coletiva para cada bairro. O foco das entrevistas foi dada às festas e comemorações dos bairros pesquisados.
Cultura de Bairro
O bairro é um local de experiência e de obtenção de cultura, as relações entre as vizinhanças constituem num relacionamento do cotidiano, e esse relacionamento é relativo perante as classes sociais. "Nos bairros de classe média, as relações entre vizinhos são mais seletivas e pessoais e, na maior parte dos casos, o maior poder aquisitivo faz diminuir a necessidade de ajuda mutua e aumentar a necessidade individual de espaço" (Keller, 1979). Para a definição do conceito de um bairro é preciso ter experiência, porque assim o bairro se torna um lugar de um esforço mental. O cotidiano faz parte dinâmica na vida de seus moradores, ganhando conteúdos de diversas formas, e criando laços de identidade, tornando essa área igualizante.
Cultura da experiência e do culto
Nos bairros, pode-se dizer que existe uma vida de experiência, essa vida é constituída por tempos de reza e de festa, unindo aspectos sagrados à ela. A religiosidade e festividade estão interligadas com a maior parte de manifestações culturais dos bairros que acabam se tornando tradições. A experiência é matéria de tradição.
Cultura da vivência e da exposição
Durante o dia a dia das pessoas nas cidades, todas elas estão sujeitas a algumas ameaças como cidadão, por isso é necessário uma atenção por exemplo enquanto dirigem em um trânsito. Um