As luzes no feminino
-Daniel Defoe : “É um dos mais bárbaros costumes do mundo negarmos as vantagens dos conhecimentos às mulheres.”
-Francisco X. de Oliveira: “O sexo feminino é da mesma forma que o nosso, dotado de uma alma capaz de se aperfeiçoar, e de se ornar.”
-Rousseau: “A Natureza quer que elas pensem, (…) que conheçam, que cultivem o seu espírito tal como cultivam a sua figura.”
-Condorcet: “As mulheres têm os mesmos direitos que os homens.” Porém, outros autores como Molière ou Montesquieu acusam as mulheres de tentarem fugir ao seu destino, o casamento, e de serem incapazes de governar um império, visto que são fracas a governar a casa. Vários políticos, como é o exemplo de Holbach, discordavam com a participação feminina em discussões filosóficas ou políticas. O argumento por eles defendido para suportar a sua tese seria que as mulheres baixavam o tom, a seriedade e a responsabilidade das discussões, ou seja, com a presença feminina nos salões intelectuais, o debate estaria fadado a não acontecer ou a acontecer de forma “rasa”, sem profundas reflexões. Immanuel Kant, um dos maiores filósofos iluministas, defendia que a diferença entre os sexos era simplesmente natural. Para ele, as mulheres