As Linguagens Modernas
Com o surgimento da Internet o sistema de comunicação viu surgir uma nova mídia que, entre outras transformações, inseriu na relação emissor-receptor o conceito de interação. Enquanto que na Internet surgiam as primeiras formas de pôr em prática a propalada interatividade que o suportasse, os veículos tradicionais, sobretudo a TV, procuravam meios de inserir tal elemento em sua relação com o público, no sentido de fazê-lo tomar parte no processo de produção, interagindo-os. Com isso a mesma criou programas no qual o público interagisse através de votação por telefone. Mesmo que participando não se limitasse a ter e exercer somente o direito de voto, mas a expressão de opiniões e a discussão que eram e são até hoje essenciais para o exercício do aprendizado democrático. Assim, a interatividade na TV manteve a idéia de que por mais que pareça equivocada, é que para participar basta votar.
Com isso, a interatividade nos meios de comunicação evoluiu, sobretudo no veículo interativo por excelência, a Internet, deixando de restringir-se apenas a votações. Na web uma das primeiras formas de interação ainda presente em muitos sites, e que possui uma interface forte com o que consideramos um dos princípios da democracia, apresentando direitos fundamentais de liberdade de opinião, de expressão das próprias opiniões, de reunião, de associação, etc. é o fórum. Depois dele vieram outros mecanismos comunicacionais como, listas de discussão, diários virtuais, como blogs, flogs, fotologs, etc., e sites de relacionamentos como twitter, tumblr, facebook, etc.
Dessa forma, assim como ocorreu com a televisão, o rádio e o jornal impresso no momento em que surgiram, ao integrar o universo midiático, a Internet apresentaram, por sua natureza tecnológica, novas possibilidades tanto no que diz respeito à linguagem jornalística quanto ao relacionamento entre emissor e receptor, gerando grande interatividade, e possibilidade de uma participação maior