As leis de Newton
1 ª lei: Inércia
Todo corpo tende a permanecer em repouso (Ou seja, parado) Ou em movimento retilinio uniforme em linha reta, a menos que uma força resultante que não seja nula atue sobre ele e o force a sair desse estado.
Porque? Porque quando a força é nula, ela não modifica os estados de movimento do corpo.
Ou seja, se um objeto está parado, ele tende a permanecer parado até que uma força o tire de seu estado de repouso. E se o objeto está em movimento, ele tende a permanecer em velocidade constante até que uma força atue sobre ele.
Por exemplo:
Agora vou provar pra vocês que quando um objeto está em repouso ele tende a permanecer em repouso segundo a lei da Inércia.
A 2ª lei é o principio fundamental da dinâmica
Segundo essa lei, se nós quisermos mudar o estado de movimento de um corpo, é necessário exercer sobre ele uma força que dependerá da massa que esse objeto possui e a variação da velocidade que terá o mesmo sentido da força aplicada.
Exemplo:
Essa lei diz que quanto maior a força, maior será a aceleração. Certo?
Mas a massa também é importante, porque se um objeto tem uma massa superior a outro objeto, esse objeto com a massa “mais leve” tende a se locomover mais rápido. Ou seja, a força atribuída sobre um corpo é o que causa a aceleração.
A 3ª lei de Newton: principio da ação e reação
Essa lei diz que para toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade. O exemplo mais comum é o ato de caminhar, ou seja, a ação que ocorre quando nós direcionamos nosso corpo para frente aplicando uma força sobre o chão que provoca uma reação nos nossos pés mais conhecida como caminhar.