As Leis de Newton
Força é uma grandeza que tem a capacidade de vencer a inércia de um corpo, modificando lhe a velocidade (seja na sua magnitude ou direção, já que se trata de um vetor).
Lei I: Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele
O QUE É FORÇA CONCORRENTE?
Lei III: A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: ou as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em direções opostas
A Terceira lei de Newton, ou Princípio da Ação e Reação,[3] diz que a força representa a interação física entre dois corpos distintos ou partes distintas de um corpo,[17]. Se um corpo A exerce uma força em um corpo B, o corpo B simultaneamente exerce uma força de mesma magnitude no corpo A— ambas as forças possuindo mesma direção, contudo sentidos contrários. Como mostrado no esquema ao lado, as forças que os esquiadores fazem um no outro são iguais em magnitude, mas agem em sentidos opostos. Repare que, embora as forças sejam iguais, as acelerações e ambos não o são necessariamente: quanto menor a massa do esquiador maior será sua aceleração.
O QUE É FORÇA RESULTANTE?
Lei II: A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é imprimida.
As forças resultantes servem para simplificar sistemas onde existam várias forças. A força resultante é a soma dos vetores que representam as várias forças. A intensidade da força resultante calcula-se de diferentes maneiras, consoante as posições das várias forças:
-Quando as forças têm a mesma direção e o mesmo sentido, a força resultante é igual à soma das duas forças. Exemplo: quando duas pessoas puxam a mesma corda no mesmo sentido.
-Quando as forças têm as mesma direção mas sentidos opostos a força resultante é igual à diferença das intensidades