as leis de newton no nosso cotidiano
Três leis que explicam grande parte de nossa vida.
Há 3 leis que praticamente explicam nossa vida, fisicamente falando. São as 3 leis de Newton.
São elas:
1ª - Princípio da inércia:
"Todo corpo permanece em seu estado de repouso, ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas nele”
A primeira lei de Newton, fala da resistência do corpo há mudança de estado.Se ele estiver em repouso tende a continuar em repouso, se estiver em movimento, tende a continuar em movimento. Quando o corpo for livre da ações de forças, ou a resultante for nula, identificamos uma propriedade que os corpos possuem, a inércia (que é a tendência do corpo em manter seu estado, de movimento ou repouso)
A inércia varia conforme a massa, quanto maior for a massa do objeto, maior a sua inércia. Mas, aqui na Terra, o corpo, mesmo com a inércia não consegue manter seu estado de movimento sempre, pois há presenças de força, como a da gravidade.
Exemplo:
No espaço, um corpo pode continuar em movimento, mesmo sem alguém colocar força nele, pois não há gravidade, então a inércia faz com que ele continue em movimento.
2ª - Lei fundamental da Dinâmica:
"A mudança do movimento é proporcional à força motriz impressa e se faz segundo a linha reta pela qual se imprime essa força”
Essa lei explica que a resultante das forças que atuam em um corpo, produz nele uma aceleração de mesmo sentido e direção que a força resultante. Se trata de um “oposto” da primeira lei, pois a primeira lei a aceleração é nula, e agora a aceleração já não é mais nula, fazendo com o corpo entrar em movimento caso estivesse parado ou fazer ele aumentar a sua velocidade.
Exemplo:
Quando um jogador bate um pênalti, a bola possui uma inércia, há atrito no chão e existe vento fazendo forças contra o movimento do chute do batedor,mais como a força que ele imprimi