As leis de kepler
Primeira Lei de Kepler: Lei das Órbitas Elípticas
"O planeta em órbita em torno do Sol descreve uma elipse em que o Sol ocupa um dos focos".Esta lei definiu que as órbitas não eram circunferências, como se supunha até então, mas sim elipses.A distância de um dos focos(F1) ate o objeto, mais a distância do objeto até o outro foco(F2), é sempre igual não importando a localização do objeto ao longo da elipse.
Segunda Lei de Kepler: Lei das áreas
"A linha que liga o planeta ao Sol varre áreas iguais em tempos iguais".
Esta lei determina que os planetas se movem com velocidades diferentes, dependendo da distância a que estão do Sol. • Periélio é o ponto mais próximo do Sol, onde o planeta orbita mais rapidamente. • Afélio é o ponto mais afastado do Sol, onde o planeta move-se mais lentamente.
Terceira Lei de Kepler: Lei dos tempos
"Os quadrados dos períodos de translação dos planetas são proporcionais aos cubos dos eixos maiores de suas órbitas".
Ou seja, sendo T o período de revolução (ano do planeta) e D o eixo maior da órbita de um planeta, tem-se: [pic], com k constante.
Esta lei indica que existe uma relação entre a distância do planeta e o tempo que ele demora para completar uma revolução em torno do Sol. Portanto, quanto mais distante estiver do Sol mais tempo levará para completar sua volta em torno desta estrela.
Movimento circular de satélites
O movimento da Lua em torno da terra é semelhante ao bloco movendo-se em circulo em torno de um ponto central. Embora nenhuma corda a prenda, a lua esta sempre em sua órbita. Para entender melhor o movimento da Lua, vamos primeiramente examinar o movimento dos satélites artificiais.
[pic]
Em 8 km, a Terra se curva 4,9 m para baixo em relação a um plano horizontal tangente ao ponto de origem desses 8 km.
Mas o satélite não se desloca em linha reta. Ele se desloca sobre uma trajetória curva, freqüentemente uma circunferência. O exemplo do que acontece com a esfera