as invenções italianas do período barroco
A invenção surgiu na Itália, resultante dos improvisos contrapontísticos. A forma foi basicamente estabelecida pelo compositor italiano Francesco Antonio Bonporti e foi adaptada e modificada por Bach, que definiu o seu padrão formal. São de Bach as invenções mais conhecidas, que as compôs em número de 15, como exercícios para seu filho Wilhelm Friedemann Bach. Posteriormente, escreveu outro conjunto de 15 sinfonias.
1.1. Conceito Invenção, na música, é uma pequena composição musical, usualmente para o teclado com contraponto em duas partes (ou vozes). Composições no mesmo estilo que as invenções, mas com contraponto em três partes (ou vozes) são conhecidas como sinfonias. Alguns editores modernos chamam-nas de Invenções a três vozes para não confundir com a sinfonia moderna, conforme concebida a partir do período clássico. As invenções mais famosas são as quinze peças que integram a primeira parte das Invenções e Sinfonias de Johann Sebastian Bach.
Normalmente as invenções não são executadas em público pelos grandes intérpretes, embora haja gravações das Invenções de Bach por Wanda Landowska e outros, mas servem como exercícios técnicos para os estudantes de teclado e exercícios pedagógicos para os estudantes de composição.
Bach compôs uma série de trinta Invenções: quinze a "duas vozes" e outras quinze a "três vozes". Essas últimas formam o estilo também chamado de sinfonia, que não deve ser confundido com as Sinfonias típicas do Período Clássico. As Invenções, assim nomeadas pelo próprio Bach, são técnicas compostas com finalidade didática, para treinar a execução independente das mãos e que desvendam e ensinam de forma simples as intrincadas nuances da arte musical do contraponto, definidas em temas de rara inspiração.
As invenções são semelhantes às fugas só que são consideravelmente mais simples. Consistem, basicamente, de uma pequena exposição, um desenvolvimento maior e uma pequena recapitulação, caso tenha uma. A principal