As invasões Barbaras - Resenha
RESUMO
O filme ―Invasões Bárbaras‖, em resumo, conta a história de um doente terminal, o professor Rémy, que se vê diante da situação de optar pela morte ao sentir as dores tomarem conta de si. Para isso, conta com o auxílio dos amigos, inclusive do filho, Sebastien. Essa obra fílmica leva-nos a pensar sobre a eutanásia e as possibilidades de suas aplicações práticas, indagando se são legítimas ou não.
SOBRE O FILME
Invasões Bárbaras (do original, ―Les Invasions Barbares‖), é um filme de drama do Canadá e da França de 2003, realizado por Denys Arcand.
No início do filme, o professor e pai de dois filhos, Rémy (Rémy Girard), está num leito de hospital, sofrendo muito em virtude de uma doença que o impedira até de lecionar. A sua esposa, Louise (Dorothée Berryman), da qual ele era separada por infidelidade - ele a traía com amantes e morava sozinho -, vem visitá-lo e informa que o filho do casal, Sébastien (Stéphane Rousseau), que no momento estava ausente, vem da Inglaterra, visitá-lo, junto com a sua esposa Gaëlle (Marina Hands).
No contexto do filme a criação dos filhos do casal, Sabástien e Sylvaine ficou a cargo da mãe. O rapaz trabalha numa Bolsa de Valores e a moça veleja pelo mundo. Ambos estão muito felizes com a vida que alcançaram.
Assim que o filho chega, cumprimenta o pai e o apresenta à sua esposa. Logo, o médico requisita um exame ao paciente Rémy, por intermédio do seu filho, Sebástien. Juntos, eles vão aos Estados unidos fazer o exame. A partir deles o médico constata que Rény encontra-se num estado deplorável de saúde e, muito em breve, ele sofrerá bastante de complicações decorrentes de sua enfermidade. Adiante, O filho discute com o pai porque ele o abandonara na juventude e decide ir embora, dizendo que não havia mais nada a fazer, pois de qualquer forma a sua presença não fazia diferença diante do pai. Contudo, a mãe pede ao filho que fique e o convence de que o pai sempre o ajudava