As invariantes de freinet
Neste artigo destacamos a relevância desta temática para a Educação, e apontamos quatro destaques:
- Reflexão sobre a prática pedagógica de Freinet no âmbito da Educação
- Importância da pedagogia integradora frenetiana para o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem
- Perspectivar a importância “das invariantes pedagógicas,” como um parâmetro para a prática educativa
A prática pedagógica de Freinet no âmbito da Educação 1. Célestian Freinet (1896-1966) nasceu em França e foi um educador francês da primeira metade do século XX, exercendo uma grande influência sobre a educação nesta altura. Desenvolveu uma pedagogia para a vida, fundamentada em princípios extraídos da natureza humana e da experiência do seu trabalho.
2. É praticamente um autodidacta. Desenvolveu o hábito de anotar diariamente os acontecimentos da escola: o comportamento das crianças e as observações feitas por elas, os sucessos e os fracassos com o intuito de descobrir os seus interesses, os seus problemas e a personalidade de cada uma. Assim foi aprendendo com elas, na prática, a melhor maneira de ensiná-las. A partir de então, a vida foi-se misturando com o ensino e vice-versa.
3. Apesar de criticar radicalmente a escola tradicional, Freinet nunca negou a importância da instituição escolar. Não pregava a sua abolição, a sua luta foi a favor de uma escola pública, uma “escola para todos, porém com mudanças que a fortalecessem e que representassem mais que meramente o “acesso universal”. A ruptura empreendida por Freinet com a “escolástica” (a ritualização, autoritarismo e dogmatismo, memorização e passividade; a separação e isolamento da escola em relação à vida; o verbalismo e suas consequências: lições, deveres e uso exclusivo de livros de texto) não se tratou de simples frustração de um professor prático, sem diploma, frente aos universitários, mas foi uma ruptura mais profunda, uma necessidade teórica e política.
4. Para Freinet,