As instituições sociais
A instituição social é um sistema complexo e organizado de relações sociais, com normas valores procedimentos comuns que atende às necessidades da sociedade, sejam elas legais ou não. Elas se desenvolvem gradativamente de acordo com as necessidades da sociedade.
A institucionalização ocorre na padronização e rotina das atividades e quando é esperado e aprovado. Na institucionalização o comportamento é esperado e previsível. Ex: luta de boxe
As instituições básicas são: a família, as religiosas, educacionais
Existem também as instituições ligadas a outras necessidades, como lazer, saúde, comunicação...
A diferença entre grupos sociais e instituições sociais?
Família: é uma unidade social básica e universal. Existem famílias monogâmicas; poligâmicas: poliandria, casamento de mulher com mais de um homem. Poliginia, homem com mais de uma mulher; endogamia, as pessoas precisam se casar com alguém que pertença ao mesmo grupo e exogamia, precisam escolher alguém que seja fora da família, por exemplo: primos, filhos, parentes.
As funções da família: biológica, socialização, social, assistencial e econômica
Existem diversos tipos de relações familiares que dependem da cultura. Em alguns lugares é permitido as mulheres terem amantes, em outros isso é motivo para a mulher ser morta e apedrejada em praça pública. Atualmente vemos grandes transformações na família brasileira, como pais separados que constituem novas famílias, casais homo parentais que adotam crianças, entre outros.
Religião: Segundo Durkheim é “um sistema unificado de crenças e práticas relativas a coisas sagradas, isto é, a coisas colocadas à parte e proibidas – crenças e práticas que unem numa comunidade moral única todos os que a adotam.”
As funções principais da religião são: a doutrina, os rituais, normas de comportamento, promoção da sociabilidade.
Os grupos religiosos possuem modalidades de organização:
Estado-igreja: relação estreita com o