As Inovações do Descarte Seguro
AS INOVAÇÕES DO DESCARTE SEGURO DE RESÍDUOS
INDUSTRIAIS
Resumo
Compete a este projeto em questão, mostrar o manejo, o acondicionamento, à identificação e/ou classificação de periculosidade destes agentes contaminantes, bem como, a inovação dos tratamentos, visando minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos mesmos um encaminhamento seguro de forma eficiente e com a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.
Introdução
O projeto a seguir trata-se das inovações do descarte seguro de resíduos industriais, ou seja, constitui-se em demonstrar o tratamento de resíduos desde a sua geração até a disposição final. Como essa inovação influenciou a humanidade, meio ambiente e a economia para os estados, tudo de forma regulamentada pala Diretoria Colegiada da Agência
Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pela Companhia Ambiental do Estado de São
Paulo - CETESB - agência do Governo do Estado responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição, com a preocupação fundamental de preservar e recuperar a qualidade das águas, do ar e do solo.
1
CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA - PROJETO INTEGRADO
1. História
Os acidentes industriais ocorridos nos últimos anos, em particular na década de
80, contribuíram de forma significativa para despertar a atenção das autoridades governamentais, da indústria e da sociedade como um todo, no sentido de buscar mecanismos para a prevenção desses episódios que comprometem a segurança das pessoas e a qualidade do meio ambiente.
No Brasil, em particular no Estado de São Paulo, a preocupação com os acidentes de grande porte ganhou ênfase em 1984, após o rompimento de um duto de gasolina seguido de incêndio em Cubatão, causando cerca de 500 vítimas, das quais 93 fatais. Em função disso, parte do grupo de técnicos da CETESB