As Influências Fisiológicas na Psicologia
Como tudo começou...
David Kinnebrook cometeu um “erro”, e através disso foi descoberto que esses “erros”, deveriam ser atribuídos às diferenças individuais , ou seja, distinções pessoais sobre as quais as próprias pessoas não tem controle.Fenômeno que passou a ser chamado de “equação pessoal”. O Astrônomo Alemão
Friedrich Bessel (1784-1846) chegou a duas conclusões com a sua descoberta:
Devemos levar em consideração a natureza humana do observador, já que as características e as percepções pessoais influenciam as observações.
- Cientistas devem levar em conta o papel do “observador humano”. O Resultado do Trabalho de Bessel
Cientistas foram forçados a concentrar-se no papel do observador humano como resultado das experiências
A Importância do Observador Humano Filósofos empiristas como Locke e Berkeley, debateram a natureza subjetiva da percepção humana, usando como argumento a afirmação de que nem sempre há - ou que muitas vezes não há - correspondência exata entre a natureza de um objeto e a nossa percepção sobre esse objeto. O observador humano é responsável pelos resultados das experiências. Consequentemente os cientistas começaram a estudar os órgãos dos sentidos humanos, ou seja, os mecanismos fisiológicos por meio dos quais recebemos informações a respeito do universo, como forma de investigação dos processos psicológicos da sensação e da percepção .
Os avanços iniciais da Fisiologia A fisiologia tornou-se uma disciplina voltada para experimentos durante a década de 1830, sob influência do fisiologista alemão Johannes Müller (1801-1858), defensor do método experimental.
Müller afirmava que a estimulação de determinado nervo provocava uma sensação característica, porque cada nervo sensorial possui energia específica própria.
Sistema nervoso Essa noção estimulou a realização de muitas pesquisas para localizar a funções dentro do