As Influencias Pedagogicas na Sociedade Política
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA – ICSEZ
LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
Ana Angélica Pantoja de Araújo
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO II
PARINTINS
2013
Ana Angélica Pantoja de Araújo
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO II
Trabalho apresentado para obtenção de nota na disciplina de Filosofia da Educação II, do curso de Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Federal do Amazonas.
Orientador (a): Prof. Alexsandro Medeiros.
PARINTINS
2013
AS INFLUÊNCIAS FILOSÓFICAS NA SOCIEDADE POLÍTICA
Atualmente no Brasil a uma busca incessante pelo desenvolvimento e pela prática dos direitos civis, políticos, econômicos e sociais da população. Parintins é um bom exemplo disso, realizamos um ato público no dia 22 de agosto de 2013, intitulado “Parintins sem Fantasia”, com o intuito de impulsionar os cidadãos parintinenses a reclamar ao poder público, os direitos provenientes para o melhoramento da cidade.
A grande massa da sociedade é alienada pelo grupo social político que a mesma facultou-lhe o poder. Por esse motivo quando é realizado um ato público em prol a melhoria coletiva da sociedade, há uma carência na agrupação do povo. Essa alienação se dá pela falta de conhecimento político que os isentam à liberdade de questionar a sua conduta social. A sociedade torna-se egocêntrica, esquece-se da coletividade e a busca pela melhoria no âmbito social se reprime. "Cada qual pode facilmente ocultar sua conduta de vista pública, mostrando-se apenas por sua reputação”. O manifesto em Parintins citado acima teve uma relação com a política e a pedagogia rousseauniana, pelo fato de estarmos fazendo prevalecer os nossos direitos perante o poder público.
Jean-Jacques Rousseau é um filósofo que construiu uma teoria naturalista de educação, ele tem duas principais obras Emílio e o