As indisciplinas e o desinteresse dos alunos teriam relação com os conteúdos desenvolvidos nas escolas? Como implantar um currículo que dê conta do direito à formação básica plena?
Evelyn Martins Santiago
Atividade 12ª semana
Currículos e Programas
São José dos Campos
2014
As indisciplinas e o desinteresse dos alunos teriam relação com os conteúdos desenvolvidos nas escolas? Como implantar um currículo que dê conta do direito à formação básica plena?
Essa questão delicada na falta de interesse e indisciplina nas escolas é algo que envolve todos os que estão direta ou indiretamente relacionados com a escola.
Acredito que o primeiro fator que deve ser considerado é esse assunto estar sempre presente em discussões, já que o sucesso no passar conhecimento não depende somente da qualificação da matéria e conteúdo, mas sim da nossa capacidade de conseguir captar o interesse dos alunos àquilo que será passado no ano letivo. Paulo Freire mesmo cita que o diálogo, que é a questão chave para a educação, é o “encontro dos homens para ser mais” (Freire, 2008). O diálogo precisa existir entre o corpo docente e entre professores e alunos. Os próprios estudantes podem auxiliar na melhora da passagem do conhecimento, tornando-se inclusive pensadores críticos da realidade.
Acredito que os alunos precisam entender o porquê daquela matéria, qual objetivo daquele estudo, como poderá utilizar aquele conhecimento para transformar ou melhorar a sociedade onde vive? Um fator que escuto no dia a dia da escola é que alguns professores conhecem a matéria, mas tem dificuldade na hora de transmitir o conteúdo, e isso pode gerar uma frustração e desinteresse enorme nos alunos.
A falta de material e recursos adequados, de uma estrutura básica para atender as necessidades da aula, falta de apoio da família, falta de interesse do corpo docente em relação aos alunos, todos esses fatores contribuem diretamente para o desinteresse e indisciplina dos alunos. Acredito que a valorização da realidade do aluno seja a chave para a motivação da aprendizagem. Juntando esse fator à uma formação contínua