As habilidades necess rias para um psic logo
Assunto: Quadro comparativo entre competências e habilidades da psicologia aplicada.
Curso: Psicologia Turno: Noite
Campus: Via Corpvs
Psicologia Aplicada
Este ramo reúne as diversas áreas da psicologia clínica, educacional e social, entre outras. O estudo apresenta como principal objetivo a resposta às necessidades da sociedade em sua estrutura como um todo.
Habilidades é o poder técnico ou legal para realizar um ato. Competência é o uso apropriado de habilidades para a realização de um ato, isto é, a escolha de um entre vários procedimentos possíveis. Um ato pode ser uma atividade aparentemente simples. O desenvolvimento de competências requer, portanto, educação formal, treinamento em ações físicas e mentais, análise de experiência e exercícios de decisão.
As habilidades necessárias para um psicólogo
1. Comunicar
Habilidade de se comunicar. Falar e ouvir são as principais ferramentas de trabalho do psicólogo. É por meio da comunicação que o profissional avalia as dificuldades do cliente e é por meio da comunicação que intervém nessas dificuldades (interpretando, sugerindo, questionando, etc.). Além da importância na atividade profissional em si, as habilidades de comunicação são o cartão de visitas do psicólogo: é a única base que potenciais clientes têm para avaliar a qualidade do profissional. “Comunicar-se” é, na verdade, um conjunto de habilidades.
2. Ouvir
Habilidade de ouvir o que o interlocutor tem a dizer. É ouvindo, prestando atenção ao cliente, que o psicólogo coleta os dados que servirão como base para o planejamento de sua intervenção. Ouvir não é apenas olhar para o cliente, apenas prestar atenção.
São necessárias posturas intelectuais e comportamentais adequadas.
- POSTURA COMPORTAMENTAL
O cliente PRECISA saber que o psicólogo está ouvindo. Acredito que a maioria das pessoas que procura um psicólogo o faz porque não tem com quem conversar abertamente, ou porque tem medo de conversar com as pessoas