As grandes questões teológicas
BOGOTÁ 2011
AS GRANDES QUESTÕES TEOLOGICAS
Ignacio Madera (Colômbia)
Síntese: pe Paolo Cugini (p.cugini@yahoo.com.br)
O problemas é ligado a perca da autonomia dos estados. Hoje mais de que nunca são atuais as palavras de Gutiérrez.
As grandes questões teológicas são coligadas com os problemas do povo.
Uma analise aberta da realidade. A teologia deve falar daquilo que vive e, por isso, deve ser ligada a realidade.
É necessário um pensamento menos dogmático e mais aberto. A teologia Latino -americana
Questões:
a. método: C.Boff: a TdL perdeu o caminho, substituiu o pobre com Cristo. Esta falha tem conseqüências graves. Aparecida recupera Cristo para ir ao encontro dos pobres. É importante acertar o principio. A revelação acontece na história. Não é possível separar o principio da História. Cristo foi um homem pobre. De uma perspectiva narrativa existe uma identificação entre Cristo e o pobre.
b. Liberação em um mundo globalizado. O escândalo da diferença entre ricos e pobres. A condição de dependência provoca situações assustadoras. A globalização exige uma nova profecia. O clamor dos oprimidos exige uma resposta. Entre teologia e globalização existe uma relação quando se faz proposta de liberação.
c. A crise ética e a pratica do seguimento. É o Jesus histórico que deve ser seguido para uma moral que busca o maximo.
d. Novas expressões de tribalidade. Reconhecimento dos direitos das minorias. È preciso reivindicar. Somos parte do nosso povo.
e. A diversidade na unidade a imagem da Trindade. A história de tantas barbaridades mostra a necessidade de orientar a ciência e a economia.
f. O sentido da nossa miscigenação como dom. A diversidade que se expressa na unidade caribenha é sinal da imagem de Deus. Mais do 40% são pobre e 20% indigentes. O Reino tem os seus favoritos. O problema é a tentação de venerar os europeus e ter vergonha da própria história.
g. As migrações. Vontade de libertação.