as grandes potencias mundiais
Data:
Alunos: Alexsander Martins Thayndylla Tawinny Thaynara Brito Wilton.
Professora: Gláucia
Introdução
Um dos conceitos importantes em Física é um campo. Ele se refere a uma região em que ocorrem certas interações, com determinadas regras, em um intervalo de tempo.
Para descrever os fenômenos que ocorrem em campos elétricos, criou-se também uma outra grandeza, agora escalar, que recebe o nome de potencial elétrico.
Embora campo elétrico e potencial sejam relacionados, eles representam conceitos distintos.
Campo Elétrico
A ideia de campo está relacionada a propriedade de uma região ou de um ponto do espaço devido a existência de algum agente físico.
A presença de um agente físico em um ponto altera o espaço em torno dele, de modo que podemos atribuir a cada ponto uma grandeza física que caracteriza.
Para esclarecer melhor esse conceito de campo, podemos usar como exemplo o planeta Terra. Sabemos que qualquer corpo próximo do planeta será atraído em sua direção. Isso ocorre devido a uma propriedade adquirida pelo espaço ao redor do planeta, denominada campo gravitacional.
É preciso também ficar clara a ideia de que a existência do campo gravitacional da Terra está intimamente ligada a existência do planeta.
Existem basicamente quatro tipos de campo de força: gravitacional, o elétrico, o magnético e o nuclear.
No caso do campo magnético, o agente físico é um imã. Ele é a fonte de um campo ao seu redor que interage com outros imãs e com alguns metais.
Chamamos de campo elétrico a propriedade do espaço que envolve uma carga elétrica que se manifesta na forma de uma força elétrica que atua em cargas elétricas posicionadas nesse espaço.
É comum utilizar a expressão gerar para falar do campo elétrico, por exemplo “o campo elétrico gerado por uma carga”. Essa expressão, se pensada