as grandes potencias globais
Estados Unidos
Os Estados Unidos detêm o maior Produto Interno Bruto (PIE) do planeta, aproximadamente nove vezes maior que o da economia brasileira. Mas issonão impede que uma parte significativa de sua população continue relativamente em situação de pobreza, sem usufruir do conforto material das camadas mais privilegiadas do país..
Única superpotênciaglobal, o país tem as Forças Armadas mais poderosas do mundo, o maior número de empresas multinacionais, e exerce influência direta sobre organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas(ONU), o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial. A economia estadunidense está associada ao Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta), em conjunto com o Canadá e o México.Território, população e poder
EUA é o quarto país do mundo em extensão territorial (9,3 milhões de km2), tem saída para dois oceanos, extensas planícies agricultáveis, grandes reservas de recursosminerais e energéticos, além de diversidade bioclimática. Mesmo assim, a presença do mais rico mercado consumidor do planeta (com mais de 300 milhões de habitantes) faz dos EUA um voraz importador decommodities e bens industrializados.
Quando se compara o volume da economia norte-americana com as economias de mais de 190 países do mundo, os números sempre impressionam: os EUA ainda detêm cercade 25% da riqueza do planeta (cerca de 13,8 trilhões de dólares do total mundial de 54,5 trilhões de dólares, em dados de 2007). Isso explica, parcialmente, a influência enorme do país nas relaçõesinternacionais. Os interesses econômicos, políticos e estratégicos estadunidenses estão pelo mundo inteiro.
O poderio militar
Os EUA têm muitas vantagens em relação às demais potências:
Estãona vanguarda da inovação científica desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
São líderes na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) - pacto militar ocidental criado em 1949.