As glandulas do Timo
A glândula timo, que é moldada como uma borboleta, é um órgão especial do sistema imunológico humano. É também uma das mais importantes glândulas do corpo humano. É um órgão de cor cinzento rosado, situado na região superior do tórax, abaixo do esterno, ou osso do peito. A glândula timo é composta por dois lobos, que são divididos em lóbulos por um septo. Estes lóbulos são chamados lóbulos do timo e são colocados em uma cápsula.
O timo tem duas partes: A medula central e periférica do córtex.
Em recém-nascidos, o timo é maior em comparação a um adulto. A glândula timo continua a crescer até a puberdade e, em seguida, ela sofre involução, que é um processo em que o timo começa um processo inverso e começa a diminuir de tamanho.
A glândula timo em um indivíduo idoso torna-se um pouco de tecido adiposo (ou gordura) e tecidos conjuntivos.
Vamos agora aprender sobre a função da glândula timo.
Funções do Timo
A glândula timo é muito ativa quando o indivíduo é uma criança. Ela desempenha um papel crucial no desenvolvimento e na melhoria do sistema de imunidade da criança.
A principal função da glândula timo é a produção de linfócitos ou células T (T de ‘células T’ representa derivada de timo).
Os Linfócitos são células brancas do sangue (glóbulos brancos), que também são conhecidas como leucócitos. Após os glóbulos brancos estarem maduros, eles saem do timo e se fixam no baço e um novo lote de células T é produzido.
Esses glóbulos brancos são o corpo do sistema de imunológico e protegem o organismo que impedem a invasão de agentes estranhos, bactérias e vírus.
Essas células também asseguram o correto funcionamento do sistema do corpo e cuidam do desgaste dos