As Gest O De Pessoas Nas Organiza Oes Dentro Do Contexto Economico Atual
Administrar pessoas significa lidar com pessoas que participam de organizações. Mais do que isto, significa administrar os demais recursos com as pessoas. Assim, organizações e pessoas constituem a base fundamental em que funciona a administração de recursos humanos. (CHIAVENATO, 1999.)
A gestão de pessoas representa a maneira como as organizações procuram lidar com as pessoas que trabalham em conjunto em plena era da informação.
As organizações são compostas de pessoas em diversas posições (produtivos, controlativos, humanistas, legal...) e com diversos sentimentos (amizades, hostilidades, cooperação, competição...), essas características diversas e contraditórias que compõem uma organização levam a dificuldade de convivência, de comunicação, etc., para minimizar essas dificuldades criam-se normas de comvivencias e hábitos, valores.
A Gestão de Pessoas tem sido a responsável pela excelência de organizações bem-sucedidas e pelo aporte de capital intelectual que simboliza, mais do que tudo, a importância do fator humano. É a função que permite a colaboração eficaz das pessoas – empregado, funcionários, recursos humanos ou qualquer denominação utilizada – para alcançar os objetivos organizacionais e individuais.
Teoria
As Teorias Administrativas tiveram sua importância reconhecida a partir do início do século XX, quando, após o advento e conseqüências da Revolução Industrial, era necessário começar a se produzir em larga escala, principalmente nos países onde a produção de bens era um fato concreto e existia a urgência em organizar e controlar tal produção.
Segundo Stoner e Freeman (1999, p.22) existem razões para se estudar as Teorias Administrativas, o estudo das Teorias nos ajuda a compreender os processos fundamentais, com isso permite prever o que irá acontecer em certas situações; As Teorias dão forma á nossa visão das organizações e Mostra de onde retiramos algumas dos