AS FUN ES ADMINISTRATIVAS
1- INTRODUÇÃO:
Administração se baseia no ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros. Mas de nada adianta ter conhecimento de uma técnica se ao mesmo tempo não estiver disponível uma habilidade de gerenciar essas técnicas e esse conhecimento, ou seja, administrá-lo.
Na Revolução Industrial, a empresa foi institucionalizada como organização, isto só foi possível através do surgimento da Teoria Geral da Administração (TGA) que corresponde aos conhecimentos mais importantes das várias visões da gestão empresarial.
Existem várias abordagens da administração e uma delas é a clássica. Nesta inclui-se a administração cientifica que foi idealizada por Frederick Taylor. Para que a execução das tarefas fosse perfeita seria preciso uma absoluta separação das fases de planejamento, concepção e direção das tarefas de execução até a colocação do operário mais adequado a cada função.
2- Funções Administrativas/Processo administrativo
A administração estratégica depende de um sistema orientado por funções e para entender este sistema precisamos entender como funciona o processo administrativo na prática, pois ele – composto pelas funções administrativas - é a base para a efetividade da administração estratégica.
3- As funções Administrativas na prática
O conjunto dessas funções e suas interações constituem o conceito de administração. Todo diretor, gerente, chefe e encarregado exercem estas sete funções administrativas.
•Planejar •Comandar •Organizar •Coordenar •Controlar
4- Conceito Planejar É a função administrativa em que se estimam os meios que possibilitarão realizar os objetivos (prever), a fim de poder tomar decisões acertadas, com antecipação, de modo que sejam evitados entraves ou interrupções nos processos organizacionais. É também uma forma de se evitar a improvisação. Nesta função, o gerente especifica e selecionam os objetivos a serem alcançados e como fazer para