As forças da natureza
FORÇAS DA NATUREZA
Toledo - Paraná
Setembro - 2014
FORÇAS DA NATUREZA
Trabalho apresentado à disciplina de Física I para obtenção de nota parcial do curso de graduação de Engenharia Química da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, sob a supervisão da Profª Rose de Lucca.
TOLEDO – PR
Setembro – 2014
Antes de qualquer teoria sobre forças da natureza ser desenvolvida, as ideias sobre o assunto se baseavam na experiência coinum: a ação por contato, como um empurrão; ou, se uma pessoa chuta uma bola, esta se acelera. Mas não se sabia explicar onde estaria, por exemplo, o contato entre a Lua e os oceanos, para explicar o movimento das marés. Portanto, foi Isaac Newton (1643-1727) que se ocupou seriamente desse problema e propôs o conceito de efeito a distância. Segundo ele, dois corpos separados por um espaço intermediário mais ou menos grande exercem mutuamente uma força de atração. O valor da força é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre eles; quanto maior a distância, menor a força (SUPERINTERESSANTE, online).
Dado esse primeiro passo, surgiram teorias similares sobre as demais forças da natureza. É possível demonstrar facilmente que também os ímãs exercem sua força de atração até uma certa distância, bastando aproximá-los pouco a pouco. Da mesma forma, podem-se observar as forças eletrostáticas, como as que erguem os pêlos quando se encosta o braço num tecido sintético. Também no interior do núcleo de um átomo atuam forças entre seus componentes, embora a distâncias ínfimas (SUPERINTERESSANTE, online).
No século XIX, Michael Faraday (1791-1867) e James Clerk Maxwell (1831-1879) desenvolveram novas ideias sobre o efeito a distância e inventaram o conceito de campo de forças. Segundo essa teoria, uma carga elétrica cria um