As filosofias da existencia
A Interpretação do relacionamento entre o ser humano e o mundo
Algumas respostas
Há uma quantidade inumerável de possíveis respostas para "o sentido da vida", relacionadas a questões religiosas ou filosóficas.
Opiniões sobre o sentido da vida podem por si próprias distinguir-se de pessoa para pessoa, bem como também podem variar no decorrer da vida de cada ser humano. No entanto, de uma forma mais ampla, não existe consenso sobre tal.
Ponto de vista dos filósofos Platão Dizia que a alma humana consistia de três partes: a razão, a coragem e os instintos. O ser humano só podia ser feliz se essas partes estivessem em equilíbrio e não se contradissessem. Aristóteles Não julgava a felicidade como uma condição estática, mas sim como uma constante ativa da alma.
Epicuro Dizia que o sentido da vida estava no desejo.
As condições prévias da felicidade eram a superação do medo e da dor. Recomendava a isolação da vida pública e dizia para nos resguardar-mos apenas num pequeno círculo de amigos.
Respostas das
Religiões
Budismo: No Budismo, é dito
claramente que o objetivo da vida para todos os seres humanos é único. Sofremos também por causa das paixões, mas a maior causa de todo o nosso sofrimento é por não sabermos o que ocorrerá após a morte. Resolvida essa questão, pode-se atingir a Felicidade Absoluta, que não depende de fatores externos para existir, a maioria dos seres humanos só conhece felicidades relativas, que somente existem por comparação. Por exemplo: eu sou feliz porque tenho mais dinheiro que fulano, ou porque tenho mais dinheiro agora do que antes.
Judaísmo
O sentido da vida no Judaísmo consiste na observância das leis divinas e na reverência perante a Deus e sua vontade Cristianismo
O sentido da vida no
Cristianismo baseia-se na comunhão com Deus na vida e após a morte. Confissão e o arrependimento são