AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DA CRIAN A SEGUNDO JEAN PIAGET E LEV VYGOTSKY
1 – JEAN PIAGET
Segundo Jean Piaget, em sua teoria cognitiva, o desenvolvimento infantil ocorre através de estágios que se iniciam no nascimento e se consolidam aos 15 anos.
Cada estágio prepara a criança para uma nova fase de aprendizado. Esses estágios são divididos em:
Estágio Sensório Motor (0 - 2 anos): Fase em que a criança desenvolve seus movimentos e começa a ter a percepção de objetos e do corpo (movimentos).
Estágio Pré-Operatório (2 – 7 anos): Nesse estágio a criança desenvolve a linguagem comunicativa, a reprodução de imagens mentais e passa por uma fase de egocentrismo.
Estágio Operatório Concreto (7 – 11 anos): Fase em que a criança consegue interagir e se relacionar. Começa a coordenar pontos de vistas diferentes e é capaz de executar operações mentais sem a utilização de ações físicas.
Estágio Operatório Formal (11 – 15 anos): A fase em que começa a obter o seu próprio conceito e ponto de vista em busca da sua personalidade adulta. Nessa fase, a interação social é de extrema necessidade do adolescente.
2- LEV VYGOTSKY
Na concepção de Lev Vygotsky, o desenvolvimento da criança ocorre através da interação com a família, escola e sociedade (mediação), ou seja, esse processo fornece suporte individual ao aprendiz na zona de desenvolvimento proximal (ZDP).
A Zona de Desenvolvimento Proximal é a distância entre o nível de desenvolvimento real (o que a criança já sabe) e o nível de desenvolvimento potencial (o que ela pode alcança) que é determinado através da solução desse problema com a ajuda de um adulto ou alguém mais capaz.
WEBGRAFIA:
Daniela Magnini Baptista – O desenvolvimento cognitivo da Criança - http://www.olharpedagogico.com/site_detalheDica.php?id=4 visitado em 04 de Março de 2015 as 01h01min
Flavia Marcela da Costa - http://pedagogiaaopedaletra.com/comparando-teoria-piaget-vygotsky/ Visitado em 05 de Março de 2015 as 00h40min
Thais Pacievitch -