as fases de uma obra
Escolha do terreno
O primeiro passo para construir uma edificação é a escolha do terreno, se você já possui ou se irá comprar.
Existem aspectos relevantes e limitações físicas e legais impostas ao terreno que vão influenciar diretamente no seu projeto e podem, eventualmente, inviabilizar um determinado plano que você tem em mente.
Na busca pelo terreno ideal para executar a construção, inicialmente pensa-se na localização, na área e no preço, devendo-se tomar alguns cuidados já nessa escolha.
A área deve ser adequada ao que se deseja construir. Deve-se ter ao menos uma idéia do que se deseja colocar dentro do lote, fazendo-se um anteprojeto, bem simples, com tudo que se pensa incluir e suas respectivas áreas aproximadas.
Quanto à localização, atente para os aspectos de distância do Centro, segurança, clima, proximidade de comércio, escolas e linhas de ônibus.
Torna-se necessário, levar em consideração todos os aspectos legais desde a compra do terreno, pois são de caráter limitativo na hora de conceber e aprovar o projeto. As limitações legais são as limitações urbanísticas, de higiene e segurança e as limitações militares. Verifique a documentação do terreno, como o registro no Cartório de Registro de Imóveis, que é a comprovação de propriedade de quem está lhe vendendo, e as guias pagas do IPTU. Peça uma certidão na Prefeitura Municipal para se eximir de responsabilidades.
Sondagem
A Sondagem é um ensaio para determinar as tensões admissíveis do solo para fins de edificação das fundações das obras civis, imprescindível para o cálculo dos engenheiros geotécnicos e projetistas. Com este ensaio podemos determinar o nível da água, o tipo de solo e profundidade de penetração.
Os aspectos físicos que podem oferecer limitações à construção são a topografia, a qualidade do solo, eventuais encostas, proximidade de águas, etc. No caso de loteamento novo, em que não foram concluídas as obras de terraplanagem e demarcação do