As faces da violência - Questionário
1º Período – Manhã
Disciplina: Psicologia
Acadêmico e RA:
Igor Ramos Lopes Campos - 1299113192
Professor (a): Luiz Carlos Moraes França
Niterói, 25 de junho de 2015.
CAPÍTULO 22
As faces da violência
Questionário
1. O que é agressividade?
Segundo o artigo a agressividade é ingrediente natural do ser humano, ou seja, está presente em nova vida individual, quando somos agressivos com os outros ou com nós mesmos, e coletivamente, quando realizamos agressividade, ou quando permitimos que ela aconteça com os outros, através da nossa omissão.
A agressividade é justificada, também, pela sua energia em nos tornar vivos, enfrentando as doenças, a morte, e quando devidamente canalizada, gera impulsos positivos de criatividade e superação de limites esportivos.
É ressaltado, também, como controlador da agressividade, todo o processo de socialização que somos submetidos em nossa vida social, tendo como objetivo a internalização de controle internos da agressividade. Entretanto a sociedade, para a convivência social, estabelece mecanismos de controle externos da agressividade dos membros dessa sociedade, tais como, as leis.
2. Como se conceitua a violência?
O artigo conceitua a violência como o “uso desejado da agressividade, com fins destrutivos”, podendo ser voluntário, racional e consciente, ou seja, ato premeditado para ferir uma pessoa, em consequência de uma discussão. É citado, também, que o desejo pode ser involuntário, irracional e inconsciente, como na situação de substituição do objeto a ser afetado, ou seja, o empregado não pode agredir seu chefe, face ter sofrido assédio moral, e espanca seu filho indefeso.
3. Quais são os fatores determinantes da violência?
O artigo cita que a agressividade é um dos fatores da violência, como também, a competição imposta pela sociedade nos segmentos escolar, trabalho e na defesa pessoal. Comenta que nas guerras fica legitimada o uso da violência, considerando que do outro lado temos