As experiencias de brincar na imaginoteca

851 palavras 4 páginas
AS EXPERÊNCIAS DE BRINCAR NA IMAGINOTECA

REGIS, Mayra Guterres/ Pedagogia/ UNIFRA; SABRINA, M/ Pedagogia/ UNIFRA; BIANCHIN, Karini Pilar/ Pedagogia/ UFSM; VASCONCELOS, Janilse Fernandes Nunes / Pedagogia/ UNIFRA; VENTURINI, Denise Moro/ Pedagogia/ UNIFRA; FREITAS, Luiziane Venturini Gonçalves / Pedagogia/ UNIFRA; CARMO, Enedina Silva do/ Pedagogia/ UNIFRA.

Palavras-Chave: ludicidade; ambiência hospitalar; criança;

O projeto de extensão, “Ludicidade em Ambiência hospitalar: uma estratégia multidisciplinar”, do Centro Universitário Franciscano – UNIFRA foi iniciado em abril de 2010. Sua proposta é de criar uma sala de jogos e brinquedos no hospital Casa de Saúde, bem como interagir com as crianças internadas.
O presente projeto tem por objetivos, oportunizar a ludicidade com a criança em ambiência hospitalar, como estratégia multidisciplinar e viabilizar momentos lúdicos e pedagógicos para as crianças.
O ato de brincar é responsável por um melhor desenvolvimento motor e psicológico da criança. Por meio da brincadeira, se pode estimular diversos aspectos que promovam o desenvolvimento infantil, além de auxiliar na recuperação da criança.
Os alunos dos diferentes cursos que compoem esse projeto, realizam a construção dos jogos e brinquedos, como também interagem com as crianças, que devem estar acompanhadas por um responsável. O principal intuito da equipe multidisciplinar é propiciar momentos de ludicidade para amenizar a angústia da internação e a interação entre as crianças, familiares e funcionários do hospital.
Algumas crianças que frequentaram o espaço da Imaginoteca estavam em fase final do tratamento. Grande parte delas com problemas respiratórios e idades entre 0 e 7 anos. Ao chegar na sala não sabem ao certo o que fazer, mas em seguida escolhem algum brinquedo ou jogo e interagem com responsáveis ou monitores. No entanto, se já haviam estado na Imaginoteca em outro momento, chegam com a expectativa de brincar com aquele brinquedo

Relacionados

  • Programas institucionais de extensão
    5254 palavras | 22 páginas