As etapas do processo de comunicação
1) Identificação do público-alvo: O público-alvo da comunicação deve estar bem definido. Para quem a empresa deseja comunicar? Aqui podem estar incluídos os clientes atuais, os potenciais clientes, pessoas que influenciam a compra, um público específico ou até mesmo o público em geral.
2) Determinação dos objetivos da comunicação: O que a empresa pretende com a comunicação? A intenção pode ser a de tornar um produto novo conhecido do público (lançamento), ou mudar uma atitude do consumidor em relação ao produto (despertar o seu interesse e simpatia), ou ainda fazê-lo agir (ir até a empresa e comprar). Dependendo do objetivo, a comunicação deverá ser feita de diferentes maneiras.
3) Elaboração da mensagem: Envolve quatro aspectos – o que dizer (conteúdo), como dizer de maneira lógica (estrutura), como dizer de maneira simbólica (formato) e quem deve dizer (fonte).
4) Seleção dos canais de comunicação: Refere-se à escolha dos canais de comunicação que serão utilizados para veicular a mensagem com eficiência.
5) Estabelecimento do orçamento de comunicação: Não é uma tarefa fácil, mas pode ser realizada de diferentes maneiras. Algumas são: definir conforme os recursos disponíveis no momento, definir com base em um percentual (atual ou previsto) de vendas, definir conforme o orçamento dos concorrentes ou definir de acordo com objetivos específicos.
6) Decisão sobre o mix de comunicação: Diz respeito à alocação de recursos entre os cinco tipos de ferramentas promocionais – propaganda, promoção de vendas, relações públicas e publicidade, equipe de vendas e marketing direto.
7) Mensuração dos resultados da comunicação: Trata-se de avaliar o impacto que a comunicação ocasionou no público-alvo.
8) Gerenciamento da comunicação integrada de marketing: Consiste em planejar a comunicação sempre de modo a abranger diferentes ferramentas, combinadas e