As etapas do método cientifico
AS ETAPAS DO MÉTODO CIENTÍFICO
O objetivo da ciência é encontrar explicações para os fatos. O cientista tenta explicar algo por meio de suposições ou hipóteses que possam ser testadas experimentalmente. O Método Científico é uma maneira de investigação da natureza, que utiliza-se da lógica e observação sistemática dos fenômenos analisados. Para facilitar a compreensão dessa tarefa, costuma-se dividir o método científico em etapas: 1°) Observa-se um fato e percebe-se um problema que precisa ser resolvido; 2°) Formulam-se hipóteses que solucionem o problema; 3°) Planejam-se experimentos e observações que testem a hipótese ou as deduções e previsões que podem ser extraídas da hipótese; 4°) Analisam-se os resultados das observações, estabelecendo conclusões a partir das informações obtidas. Assim é o trabalho do cientista: observar um fato e descobrir um problema a ser resolvido, formular hipóteses, que são tentativas, soluções provisórias, para resolver o problema. A partir de hipóteses, ele pode fazer previsões e testá-las por meio de observações ou testes. Por fim, o cientista analisa os resultados e conclui se sua hipótese é verdadeira ou falsa.
Laboratório de bioquímica
Teste controlado
O uso de testes controlados é uma técnica importante nas pesquisas na Biologia. Trata-se de um grupo que não sofre influência do fator que se quer testar e que pode servir para comparação dos resultados. O grupo que sofre influência do fator pesquisado é chamado de grupo experimental.
Leis e Teorias
Uma hipótese ou um conjunto de hipóteses confirmadas por um grande número de observações, ou seja, que não tenham sido negadas pelos resultados dos testes, passam a ser aceitas pela comunidade científica. Hipóteses que explicam vários fatos e que foram retificadas por meio de experimentos são denominadas leis científicas ou princípios científicos. Em ciência, o termo teoria é usado como um conjunto de leis, conceitos e modelos com o qual se pode