As etapas anteriores à compra
Primeira etapa: tudo começa com as experiencias por que passamos.
O processo de consumo inicia-se com as experiências que passamos na vida. São elas que fornecem o pano de fundo para a emergência das expectativas. Essas experiências ocorrem em torno dos eixos centrais que vimos nos capítulos anteriores, isto é, o corpo, as idéias e emoções, as relações sociais, a natureza e os objetos e a passagem do tempo.
Dia e noite, tomamos consciência das experiências de nossa vida, de nosso corpo, de nossas idéias (no sentido amplo, incluindo emoções, sonhos, fantasias), de nosso meio físico e do nosso meio social. A estimulação é tanta que somos obrigados a escolher e a selecionar as experiências conforme experiências anteriores ou a situação do momento. Quando uma mulher engravida, começa a perceber todos os outdoors sobre artigos infantis que já estavam na rua, mas que ela não via. Sua condição mudou sua relação com os objetos.
Se pedirmos a duas pessoas que descrevam um filme a que acabaram de assistir, ouviremos duas histórias diferentes. Por que, se elas viram as mesmas imagens? Analisando com detalhes suas frases, as partes escolhidas, as conexões mentais realizadas, veremos que cada uma entendeu ou interpretou as imagens conforme seu momento de vida. A "experiência" do filme foi diferente para cada pessoa. Experiência, portanto, não é a consciência de tudo o que acontece conosco, mas uma seleção, um modo de ver e entender o mundo que nos cerca, incluindo a nós próprios. Nenhum dos dois espectadores viu todas as imagens do filme, mas selecionou, isto é, tomou consciência das que mais lhe interessavam. Se você assistir a um filme pela segunda vez, talvez veja detalhes que não havia focalizado na primeira. Sua seleção torna-se diferente, porque seu momento de vida é diferente.
6.1.1 As experiências relativas ao corpo