As estratégias de enfrentamento da questão social do território local: os aspectos históricos e contemporâneos da realidade municipal
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Para a construção de politicas públicas é necessário que haja um diagnóstico criterioso com informações autênticas sobre a realidade social de um município, estado ou país.
Para a aquisição destes dados existem atualmente diversas fontes de informações estruturadas por instituição capacitadas e preparadas para obtê-las.
Na construção do presente trabalho acadêmico, baseamo-nos nestas instituições para refletir sobre a questão social na saúde no município de Ituiutaba - MG frente as informações fornecidas pela mídia e por mobilizações do legislativos através de CPIs que já diagnosticaram a saúde como um problema social de grande amplitude.
Baseando em informações fornecidas pelos Sistemas Nacionais de Saúde e no Relatório Anual de Gestão do ano de 2012 apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde ao Conselho Municipal de Saúde, procuraremos realizar uma análise dos dados coletados e refletir se a situação atualmente da saúde tem comprometido a assistência adequada a população do município de Ituiutaba.
O Relatório Anual de Gestão é uma ferramenta de controle social, obrigatório aos entes federados, como forma de transparecer para a população as pactuações, investimentos financeiros, ações e resultados na área da saúde dentro dos critérios estabelecidos pelo Sistema Único da Saúde – SUS.
Os sistemas de saúde, organizados pelo DATASUS, são sistemas de informações que necessitam ser alimentados periodicamente pelos municípios com o objetivo de produção de informações que serão repassados aos gestores de saúde como embasamento para as pactuações, para a elaboração dos projetos de acordo com a demanda de cada ente federado: municipal, estadual ou nacional, para a elaboração dos Planos Municipais de Saúde, para os planejamentos