As estrategias de mudança da agenda 21
FACULDADE DE TECNOLOGIA NO TRANSPORTE - FATTEP
AS ESTRETÉGIAS DE MUDANA DA AGENDA 21
Concórdia, SC
2010
INTRODUÇÃO
Desde os tempos primórdios, a humanidade sofre alterações; O modo de Vida das pessoas evolui, cidades cresces, com elas indústrias, metrópoles, aumenta a população, aumenta consigo a demanda por alimentos, surgem queimadas, desmatamento, a industrialização a todo vapor traz a poluição, lixo eletrônico, lixo industrial, e mesmo residencial. Aumentam as concentrações de Dióxido de Carbono na Atmosfera, começa a se falar em efeito estufa, há também o buraco na camada de ozônio, fala-se no terrível aquecimento global... Derretem as geleiras, aumentam as temperaturas, furações, tornados... Em meio a tantos desastres, algumas pessoas no mundo pararam para pensar em jeitos de tornar o mundo mais verde e mais humano. Algumas pessoas começavam a se preocupar em salvar o planeta da destruição ambiental.
A Rio 92, 2ª Conferencia das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, surgiu com o objetivo de reverter a degradação ambiental e criar bases para o desenvolvimento sustentável, melhores condições de sobrevivência, sem esgotar os recursos naturais, deixando um planeta sustentável para as futuras gerações. A partir dela, surgiu o compromisso das nações de adotar políticas de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. Também, a Cúpula da Terra foi criada, para guiar as ações da comunidade internacional, compromisso com a qualidade de vida.
Ainda surge neste mesmo encontro o que foi considerado o mais importante dos documentos: A Agenda 21, ou Programa 21. Este, trata de vários itens, entre eles: Combate a pobreza, mudança no consumo, prevenção na saúde, proteção da atmosfera, preservação das florestas, é contra a desertificação, luta pela diversidade biológica, proteção dos oceanos, reconhecimento dos indígenas, bem como