As Escolhas
Se nunca mudar de direcção, acabará por chegar exactamente ao lugar de onde partiu.
O Novo Caminho para o Sucesso
Segundo Daniel Pink “Essa ERA puramente racional já passou e mais cedo ao mais tarde seremos substituídos por maquinas”. A autora explica que enquanto o lado direito do cérebro torna-nos humanos (instintivo e não linear) o esquerdo torna-nos atomizados (racional, lógico e analítico), isto foi provado por Rofer W. Sperry nos anos 50 do seculo XX.
Podemos ser muito criativos, mas o conceito de inovação envolve pôr as ideias em prática. Para que a inovação aconteça, temos de utilizar os dois hemisférios do cérebro. Se considerarmos que o hemisfério direito é o autor das ideias, temos de perceber que necessitamos do esquerdo para planear a sua aplicação e que a inovação só acontece quando uma ideia é posta em prática, e para fazer necessitamos das duas variáveis, a racional e a holística e emocional.
A autora explica que para termos um serviço “top” têm-se de aplicar a criatividade ao acto, e para isso é necessário emoção e uma utilização plena do cérebro.
Danny Meyer é um famoso empresário de restauração de Nova Iorque devido a exceder às expectativas. Uma das histórias que o torna famoso é quando um casal vai ao restaurante festejar o seu aniversário de casamento.
O chefe de mesa ao saber da comemoração ofereceu uma taça de champanhe à chegada.
O cliente informa o chefe de mesa que tinha uma garrafa de champanhe muito especial em casa e como estava quente havia colocado no congelador, perguntando se iria acontecer algo à garrafa. O chefe de mesa informou que iria explodir certamente, o cliente muito assustado levantou-se para ir a casa retirar a garrafa do congelador. O chefe de mesa informou que iria ele com o objectivo de o casal aproveitar a sua noite, sendo assim seguiu para a casa do cliente para retirar a garrafa. Quando o casal chegou a casa tinha a garrafa de champanhe em perfeitas condições junto com alguns chocolates, uma