As Escalas para Professores
Objetivos do Estudo
Este estudo procurou precisamente examinar as dimensões da competência social em crianças portuguesas usando as escalas da forma para professores(nível pré- escolar, que compreende os graus de escolaridade que se situam entre o último ano da pré-escola e o 6º ano) do SSRS. O interesse por este instrumento resulta da importância que a competência social assume em contexto escolar e da necessidade de colocar ao dispor da investigação e da intervenção um instrumento de avaliação adaptado à população infantil portuguesa.
Os professores são uma fonte particularmente útil de informação acerca do comportamento do aluno na sala de aula e da sua competência acadêmica, porque as suas avaliações se baseiam em grandes amostras de comportamento observado ao longo de extensos períodos de tempo. A forma para professores do SSRS avalia essencialmente as habilidades sociais, mas também problemas de comportamento (que possam interferir com a aquisição ou desempenho das habilidades sociais) e a competência acadêmica. A avaliação do funcionamento nestas três áreas poderá indicar possíveis causas dos problemas sociais de alguns alunos, o que por sua vez facilitará o planejamento de intervenções de pequeno espectro e de elevada precisão.
A construção destas escalas baseou-se na investigação sobre o comportamento e desenvolvimento social das crian- ças. Mais especificamente a elaboração dos diversos itens alicerçou-se em dados de investigação empírica oriundos de vários domínios: psicologia do desenvolvimento, psicologia clínica, psicologia da educação e educação especial.
A escala de habilidades sociais, avalia comportamentos nucleares de três componentes: a cooperação (dez itens) que inclui comportamentos de ajuda, partilha e cumprimento de normas (exemplo: “Termina as tarefas de sala de aula a tempo”); a asserção (dez itens) que avalia a freqüência com que o aluno toma iniciativas como pedir informações ou apresentar-se e as suas