As eras e história da qualidade
CCSA – CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
AS ERAS E HISTÓRIA DA QUALIDADE
1. INTRODUÇÃO
Considerando qualidade como um conjunto de atributos que tornam um bem ou serviço plenamente adequado ao uso para o qual foi planejado. Entendendo que para tal, é necessário que esse bem ou serviço atenda a diversos critérios que variam, de acordo com a especificidade dos mesmos. Alguns critérios como, segurança, durabilidade, suporte, conforto, entre outros. Lembrando que não se consegue atingir qualidade se esta não for especificada.
A qualidade é conceituada de diversas maneiras, a visão de acordo com os principais autores: * FEIGENBAUM (1986): “é o conjunto de características incorporadas ao produto através do projeto e manufatura que determinam o grau de satisfação do cliente”; * ISHIKAWA (1986): “é rápida percepção e satisfação das necessidades do mercado, adequação ao uso dos produtos e homogeneidade dos resultados do processo”. * JURAN e GRYNA (1991): “É adequação ao uso“. * PALADINI (2000): “Possui uma componente espacial, a multiplicidade de itens, e uma componente temporal, as alterações conceituais ao longo do tempo (processo evolutivo)“.
É importante destacar que é necessária a criação de propósitos a fim de melhorar produtos e serviços para tornar-se e manter-se competitivo. Com o passar dos anos, vieram as produções em massa, as indústrias crescem e veem o nível de exigência dos consumidores aumentarem. Por isso, houve uma reorientação das organizações com fundamento na resolução dos problemas e na busca da perfeição. Gestão de Qualidade Total são pensamentos estratégicos que antecedem o agir e o produzir. Também, em relação à mudança de postura gerencial e a forma de entender o sucesso de uma organização.
2. A NECESSIDADE DA QUALIDADE
Até o século XVII, as atividades de produção de bens eram desempenhadas por artesãos. Com inúmeras especializações e denominações,