As eras da qualidade
No final do século XVIII e principio do século XIX, a Qualidade era alcançada de uma forma muito diferente que hoje em dia. A atividade produtiva era basicamente artesanal e em pequena escala. Os artesãos eram os responsáveis pelo produto e pela qualidade final.
O objetivo nesta fase era obter qualidade igual e uniforme em todos os produtos e a ênfase centrou na conformidade. Esta fase prevaleceu por muitos anos, não havia uma análise critica das causas do problema ou dos defeitos.
Era da Inspeção
- Os produtos são verificados um a um. - O cliente participa da inspeção - A inspeção encontra defeitos, mas não produz qualidade.
São Atributos do produto examinados, medidos e testados, a fim de assegurar a sua conformidade Existem duas opções cabíveis (ação corretiva) quando se encontra algum defeito durante a inspeção: -Retrabalho -Sucateamento
Meio de reaproveitar para não perder o investimento.
■ ERA DA INSPEÇÃO
■ QUALIDADE COM FOCO NO PRODUTO
■ ATIVIDADE PRODUTIVA ARTESANAL
■ ADVENTO DA PRODUÇÃO EM MASSA
■ FUNÇÃO INSPETOR (Ele compara se o produto, ou serviço final está feito de acordo com o que foi planejado, estabelecido pelo projeto, em conformidade com normas, tabelas ou pedido. Avaliação das caracteristicas físicas: visuais, dimensionais, de resistência e funcionais atraves de ensaios ou testes que podem ser destrutivos ou não, dependendo do tipo de produto pode ser avaliado 100% ou seja um por um, ou estatisticamente, ou seja por amostragem que pode ser periódica ou aleatória para o caso de produto.)
■ SÉCULO DA PRODUTIVIDADE
■ ATRIBUIÇÃO DE RESPONSABILIDADES DE PLANEJAMENTO A GERENTES
■ FUNÇÃO CONTROLE DA QUALIDADE LIMITADA À INSPEÇÃO
■ QUALIDADE É RESPONSABILIDADE DO DEPARTAMENTO DE QUALIDADE
■ NÃO ESTUDAVAM AS CAUSAS DOS PROBLEMAS
■ APAGADORES DE INCÊNDIO (acabar com o