as empresas
CAPÍTULO 4
O ambiente representa todo o universo que envolve a empresa, é tudo aquilo que está situado fora dela. O ambiente é a própria sociedade que é constituída de outras empresas e organizações, fornecedores, clientes, concorrentes, agências reguladoras, entre outras. As empresas não vivem isoladas, mas funcionam dentro de um contexto do qual dependem para sobreviver e crescer. É do ambiente que as empresas obtêm recursos e informações necessários para a subsistência e o funcionamento, que estão sempre passando por intensas mudanças e transformações. As empresas são organizações inventadas pelo homem para se adaptarem continuamente às mutáveis circunstâncias ambientais, a fim de alcançar objetivos.
Características das empresas bem-sucedidas:
São lucrativas;
Alcançam longevidade;
São saudáveis;
São inovadoras;
São flexíveis;
São admirados;
Têm identidade própria;
São os melhores lugares para se trabalhar;
Produzem retorno para todos os Stakeholders.
MAPEAMENTO AMBIENTAL
O ambiente é um contexto externo que apresenta uma enorme e complexa variedade de condições extremamente variáveis, dinâmicas e mutáveis, difíceis de serem abordadas no seu conjunto ou analisadas com clareza e objetividade. A empresa necessita constantemente mapear seu espaço ambiental. O mapeamento ambiental se esbarra em três dificuldades: seleção ambiental, percepção ambiental e os limites da empresa.
Seleção Ambiental
As empresas não conseguem absorver e compreender todas as condições variáveis e mutáveis de uma só vez, pelo fato de algumas delas estão sujeitas a várias influências que as empresas não podem sequer visualizar, entender, prever ou controlar. As empresas selecionam seus ambientes e passam a visualizar seu mundo exterior apenas naquelas partes escolhidas e selecionadas desse enorme conjunto. Esse reducionismo permite compreender uma pequena amostra do ambiente capaz de ser