As empresas e o ecossistema
Resumo Temático I Os desafios dos ecossistemas e as implicações para as empresas
World Business Council for Sustainable Development
Um resumo sobre o tema
Durante os últimos 50 anos a actividade humana alterou os ecossistemas de uma forma mais rápida e extensa do que alguma vez foi visto na história da humanidade. Esta é a conclusão principal do Millennium Ecosystem Assessment1 (MA), uma avaliação científica internacional sobre as condições e tendências dos ecossistemas terrestres, realizada em quatro anos.
“As empresas não podem funcionar se os ecossistemas e os serviços que estes fornecem - como a água, a biodiversidade, os alimentos, as fibras e a regulação climática - estiverem em degradação ou em desequilíbrio.”
Björn Stigson, Presidente, WBCSD
O MA classificou os serviços prestados pelos ecossistemas, ou seja, os benefícios que as pessoas e as empresas obtêm a partir destes, em quatro categorias: Aprovisionamento – tais como alimentos, água e fibras; Regulação – processos biofísicos que controlam os processos naturais; Cultural – bens de lazer, estéticos ou espirituais; Suporte – processos subjacentes, tais como a formação de solos, a fotossíntese e o ciclo de nutrientes. O MA avaliou 24 serviços prestados por ecossistemas e verificou que a maioria destes se encontravam degradados (ver balanço). O MA2 também identificou seis desafios interligados que são de particular preocupação para as empresas, na medida que estes afectam a integridade dos ecossistemas e a sua capacidade de fornecimento: Escassez de água Alterações climáticas Alterações no habitat Perda de biodiversidade e espécies invasoras Exploração excessiva dos oceanos Sobrecarga de nutrientes. Este Resumo Temático explora estes seis desafios, põe à discussão as suas implicações para as empresas e fornece exemplos de possíveis respostas empresariais. O business case As empresas e os serviços prestados pelos ecossistemas estão intimamente ligados. As