As empresas e sua necessidades
Para entendermos o perfil empresarial brasileiro, precisamos compreender que o ambiente organizacional é muito peculiar e apresenta diversos obstáculos à criação e sustentação de negócios, dentre os quais se destacam:
Elevadas cargas tributárias;
Elevado custo de financiamentos;
Burocracia ineficaz;
Produtividade reduzida
Podemos classificar os diversos perfis empresariais através de algumas características
EMPREENDIMENTOS POR ATIVIDADE ECONÔMICA
O Setor de Serviços é o que mais possui empreendimentos, com 43,91% do total, seguido pelo comércio, com 42,07%, Indústria com 7,16%, Agronegócio com 4,72%, Setor Financeiro com 1,38% e Serviços Públicos com 0,75% do total dos estabelecimentos.
EMPREENDIMENTOS POR REGIÃO
A Região Sudeste possui 49% de todos os empreendimentos do país, seguida da Região Nordeste e Sul, com 19% cada uma, da Região Centro-Oeste com 8% e Região Norte com 5% dos estabelecimentos existentes no Brasil.
EMPREENDIMENTOS POR PORTE
As empresas brasileiras são em sua maior parte de micro e pequeno porte, representando 85% do total. As empresas de médio e grande porte representam somente 15% do total.
EMPREENDIMENTOS POR TIPO JURÍDICO
Os tipos jurídicos Empresário Individual e Microempreendedor Individual representam praticamente metade de todos os empreendimentos brasileiros, seguido do tipo Sociedade Empresária Limitada e Associação Privada.
ÍNDICE DE MORTALIDADE DAS EMPRESAS
O Índice de Mortalidade das Empresas Brasileiras vem caindo a cada década. Atualmente, 15,41% dos empreendimentos morrem no primeiro ano de vida. Entre um e cinco anos de vida, 41,86% dos empreendimentos desaparece e até 14 anos de vida mais de 75% das empresas encerram suas atividades.
Na década de 70, o índice de desaparecimento de empresas no primeiro ano de vida era praticamente o dobro, ou seja, 29,15%. De um a cinco anos naquela década, 59,81% dos empreendimentos encerrava as suas atividades e mais de 85%