As dores e o ambiente do trabalho
A boa postura corporal é mais do que algo para melhorar a aparência. Sem ela, a saúde pode ser seriamente comprometida. Tem que haver um perfeito equilíbrio entre todas as estruturas do corpo, ossos, músculos e ligamentos, preservando sua integridade, bem como a perfeita circulação.
No trabalho, é onde se tem grandes reclamações de dores pelo corpo, mas principalmente de dores relacionadas a coluna, os principais motivos são: posturas inadequadas, esforço exagerado, permanecer por muito tempo na mesma posição. O estresse e a pressão do dia a dia ou até a insatisfação no trabalho podem também, desencadear uma crise de dores nas costas. Outros fatores desencadentes podem ser também: * Realização de trabalhos pesados, mesmo que raramente; * Sedentarismo: A prática de uma atividade física regular (caminhada, hidroginástica...) promove bem estar e diminui a incidência de dor; * Crises depressivas: nestas crises, você percebe mais a dor do que em outros períodos; * Fatores genéticos: muitas doenças na coluna vertebral têm origem familiar; * Hábitos posturais inadequados: sentar, andar, deitar ou carregar peso em posições que forcem as estruturas musculoesquelétcas; * Alterações climáticas: no frio a sensação de dor é maior.
Os problemas causados pela má postura corporal são muitos. Dentre eles, está a algia da coluna vertebral, que é conhecida como dor nas costas e temida por todo mundo. De acordo com a Organização Mundial de saúde (OMS), 85% da população mundial sofrem de dores na coluna.
Para evitar que a dor aconteça é importante que haja uma intervenção dos pais na reeducação de hábitos inadequados das crianças, como o transporte de carga excessiva de material escolar em mochilas, ou a prática de esportes sem orientações de um profissional.
No trabalho, como se mantêm muito em apenas uma posição quem trabalha sentado, é recomendado que faça alongamentos de pelo menos uma em uma hora, mantenha a coluna