As diversidades do Brasil a partir do contexto histórico.
Para se falar de diversidade histórica, é necessário falar do descobrimento e colonização do Brasil, com a chegada dos Europeus a América portuguesa em 1500. Após o descobrimento, passou a se ter na colônia uma mistura de raças entre portugueses, nativos, que já habitavam o Brasil antes da chegada dos europeus e mais tarde com os negros africanos que eram traficados da África para a colônia como mão de obra escrava. Assim, europeus, nativos e negros africanos passaram a se miscigenar, dando inicio a construção da cultura brasileira.
Com o fim da escravidão em 1888, italianos, alemães e japoneses se deslocaram para o Brasil em ondas migratórias em busca de melhorias de vida e para usufruir do desenvolvimento do país. Com isso, as regiões brasileiras vão sendo ocupadas por imigrantes que trazem consigo suas culturas e tradições, contribuindo e acrescentando também para a cultura brasileira, até os dias atuais.
Diversidade Lingüística
A diversidade lingüística esta relacionada à existência e a convivência de línguas diferentes num país ou região. No Brasil, se tem uma lingua oficial que é o português, mas essa mesma língua possui variados dialetos e sotaques destribuidos pelas regiões brasileiras e o grande agente para essa variação linguistica é a diversidade histórica.
O portugues brasileiro descende da mistura de raças e etnias entre europeus,nativos,negros e imigrantes com nacionalidades diferentes,onde se ocasiona a miscigenação e a mistura de suas caracteristicas,entre elas a língua, formando os dialetos e vocabularios de cada região,como esta exposto na imagem acima.
Assim, a diversidade linguistica brasileira se resume na mistura de raças envolvendo valores e tradições, e ao falar em lingua portuguesa também deve se falar da sua variação,se diferenciando de região para região.
Diversidade Cultural
Como resultado da diversidade histórica e da diversidade lingüística, temos a diversidade cultural, ou seja,