as diversas teorias da educação e propostas pedagógicas de ensino
Trabalho avaliativo de prática de ensino
Tema: As características e inter-relações do trinômio escola-professor-aluno nas diferentes teorias da educação e propostas pedagógicas de ensino.
Educação, entre seus diversos significados, pode-se encontrar no dicionário: ‘’Ação de desenvolver as faculdades psíquicas, intelectuais e morais: a educação da juventude’’ e ‘’Educação nacional, conjunto de órgãos encarregados da organização, da direção e da gestão de todos os graus do ensino público, bem como da fiscalização do ensino particular.’’1 Dentro destes aspectos apresentados no dicionário, e educação tem sido foco de inúmeras discussões ao longo do século passado e atualmente. A educação, segundo Dermeval Saviani2, em seu livro ‘’escola e democracia’’, evidencia que um dos propósitos principais da educação é a superação da marginalidade (Saviani, 2001, p. 3).
Dessa forma, As diferentes teorias influenciam diretamente na relação professor- aluno dentro do ambiente escolar, é de suma importância para dar uma direção aos órgãos educacionais que vise desenvolver as faculdades psíquicas, intelectuais e morais do aluno, capacitando-o a exercer a cidadania.
Segundo Saviani, as teorias educacionais são divididas em duas vertentes: as teorias não-críticas e as crítico-produtivistas. Nas palavras de Savianil, essas teorias visam:
Num primeiro grupo, temos aquelas teorias que entendem ser a educação um instrumento de equalização social, portanto, de superação da marginalidade.
Num segundo grupo, estão às teorias que entendem ser a educação um instrumento de discriminação social, logo, um fator de marginalização. (Saviani, 2001, p. 3) O primeiro grupo acredita numa sociedade harmoniosa onde a marginalização é um ‘’acidente’’, e a proposta é superar tal acidente com uma educação homogeneizadora, garantindo a coesão, a igualdade com uma educação decisiva na formação de uma sociedade igualitária.
O segundo grupo