As dimensões do projeto político pedagógico
Crise paradigmática, crise de gestão, globalização, métodos, fins da educação, cada um desses termos, tão utilizados em nossos dias, refletem um pouco dessa complexidade que é o cotidiano educacional. É nesse cenário que percebemos que a escola passa a discutir mais os fins que os métodos educacionais e que temos o desafio de construir o Projeto Político-Pedagógico dessa escola, que seja cidadã, crítica e emancipatória. Mas o que é um Projeto Político-Pedagógico ?
É projeto, pois necessita sempre rever o instituído para, a partir dele, instituir outra coisa.
“É político por estar imbricada com a formação de sujeitos para um projeto de sociedade. Essas duas dimensões são indissociáveis.” (VEIGA, 1995)
Pedagógico se propõe a definir ações educativas numa perspectiva coletiva intencional, características necessárias para se cumprir propósitos e intencionalidades de uma práxis educativa.
Ao longo desse trabalho perceberemos a importância do PPP em todas as dimensões abordadas no curso de Pedagogia.
A construção do Projeto político pedagógico
PPP define a identidade da escola e indica caminhos para ensinar com qualidade. Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico - o famoso PPP. Se prestarmos atenção, as próprias palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele:
- É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.
- É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
- É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha força de um