As Dimensões do Amor
AMOR
1
JOANNA DE ÂNGELIS E O AMOR...
Assim como o ar é indispensável para a existência orgânica, o amor é o oxigênio para a alma, sem o qual ela se enfraquece e perde o sentido de viver.
É
imbatível, porque sempre triunfa sobre todas as vicissitudes e ciladas.
(Livro: Amor, Imbatível Amor – Joanna de Ângelis, psicografado por Divaldo Franco)
2
O QUE É O AMOR?
"Rigorosamente, não é possível dar uma definição do amor. Amor é um vocábulo polissêmico, senhor de uma vastíssima escala de genitivos e também senhor de nominativos vários, chegando a incluir no próprio espaço, segundo a mensagem bíblica, a própria transcendência absoluta: "Deus é amor" (I João I,
18). De fato, são tantas as dimensões, tantos os matizes, tantos os elementos da incidência de vários fatores uns sobre os outros que uma real delimitação conceptual se torna, na prática, impossível. Consegue-se quando muito aproximações." (Enciclopédia Polis)
3
O QUE É O AMOR?
Amor é "a totalidade dos sentimentos e desejos que estruturam o pensamento para a liberação de energia e de forças que guiam a ação na produção do bem e possibilitam a aquisição de qualidades, constituintes do crescimento do Espírito".
CURTI, Rino. Espiritismo e Reforma Íntima. 3. ed., São Paulo,
FEESP, 1981.
4
O AMOR
“Por mais que se tente entender, ainda não temos capacidade plena de mensurar o divino amor, que é exemplificado pelas oportunidades reencarnatórias, pela vinda de Jesus e dos espíritos abnegados, que retornam ao orbe terrestre para nos ajudar a crescer.”
(André Maciel, palestrante espírita)
5
O AMOR NO EVANGELHO
SEGUNDO O ESPIRITISMO
No seu ponto de partida, o homem só tem instintos; mais avançado e corrompido, só tem sensações; mais instruído e purificado, tem sentimentos; e o amor é o requinte do sentimento. Não o amor no sentido vulgar do termo, mas esse sol interior, que reúne e condensa em seu foco ardente